O projeto

Pessoas, cidades, relações, cultura, horizonte, beleza, funcionalidade, contemplação, generosidade, inovação, olhar, poesia. Soltas e isoladas, essas palavras tem seus próprios significados. Juntas, revelam diferentes nuances dos 50 anos de carreira do arquiteto Gustavo Penna. Diante de um trabalho tão vasto e que representa um importante legado da produção arquitetônica nacional, a PUC Minas – Campus Poços de Caldas, iniciou um projeto de pesquisa de toda a obra do arquiteto.

 

A pesquisa, realizada entre 2018 a 2023, tem como horizonte as 5 décadas de trajetória profissional de Gustavo Penna (1973 – 2023). Para analisar os projetos do arquiteto, a PUC reuniu-se um corpo docente multidisciplinar que irá se debruçar sobre os mais distintos aspectos que caracterizam a obra de Penna, incluindo sua intercomunicação com as Artes, a Cultura, a História e a Geografia dos espaços.

 

Aos professores, que irão coordenar a parte acadêmica do projeto, somam-se as equipes da editora KPMO Cultura e Arte e do próprio escritório Gustavo Penna Arquiteto & Associados, que irão colaborar com edição da pesquisa em uma coleção de livros e com a realização de diferentes eventos ao longo dos 5 anos de estudos.

 

Entre eles: realização de workshops em universidades públicas e privadas das 5 regiões do país; a proposição de concursos de ideias para estudantes, buscando motivá-los a criar e a analisar as possibilidades de solução para os desafios da cidade contemporânea; a realização de residência arquitetônica de estudantes no escritório de Gustavo Penna, com a mentoria exclusiva de seu titular; uma plataforma multimídia com vídeos sobre os diversos temas e desafios da arquitetura e do urbanismo no Brasil contemporâneo, e uma exposição sobre a obra do arquiteto e sobre o processo de produção do projeto em 2023.

 

Neste portal, você irá encontrar todas as informações sobre o projeto, incluindo os editais para os concursos para estudantes, calendário de workshops, residência arquitetônica e lançamento dos livros.

Equipe Gustavo Penna - 50 anos